O que você quer aprender?

Ir

Caso FTX: O Que Aconteceu?

Você deve ter ouvido a recente polêmica que envolveu a FTX, famosa exchange de criptomoedas, e uma série de ilegalidades que possivelmente foram cometidas e que resultaram na falência da corretora. Neste post, você entenderá exatamente o que ocorreu!

Criptomoedas Dez 02, 2022

O que vamos discutir neste post?

O que é FTX?

Sam Bankman-Fried, CEO e fundador da FTX
Sam Bankman-Fried, CEO e fundador da FTX

A FTX nada mais é que uma exchange especializada no comércio e armazenamento de criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum, FTT, Cardano, e muito mais.

A corretora iniciou suas operações em 2019 sendo composta por equipe de reputação extremamente questionável, sendo liderada pelo investidor americano Sam Bankman-Fried (SBF), considerado um fenômeno no mercado das criptomoedas.

A empresa viveu seu auge em 2021, com mais de um milhão de usuários!

Bankman-Fried também era CEO de outra empresa, a Alameda Research, um fundo de investimento quantitativo de criptomoedas. Guarde muito bem este nome, pois esta empresa protagoniza um papel importantíssimo em todo esse escândalo da FTX.

O que aconteceu com a FTX?

Todo o escândalo da FTX começou quando veio à tona uma polêmica no Balanço Patrimonial da Alameda Research. Ao analisar os demonstrativos da empresa, um analista descobriu um grave problema de insolvência na companhia.

Assim, Changpeng Zhao, CEO da Binance e um dos maiores donos de tokens FTT (token da FTX), afirmou que consideraria vender todas as suas moedas caso essa suspeita de insolvência se comprovasse verdadeira.

E o resultado disso não poderia ser mais catastrófico: bilhões e bilhões de tokens sendo vendidos simultaneamente, jogando seu preço lá para baixo em pouquíssimo tempo.

E aí temos dois grandes problemas:

  1. A FTX estava se sustentando pela geração de novos tokens. No tradicional mercado de ações, essa estratégia seria equivalente a emitir ações para pagar as próprias dívidas. Com o FTT desvalorizado, a empresa não conseguia mais se sustentar.
  2. A Alameda Research estava usando esses mesmos FTTs como garantias em sua alavancagem.

Em suma: as duas empresas estavam se segurando em um fio de cabelo, e ele acabou quebrando.

Como a falência da FTX afeta os investidores?

A falta de liquidez da FTX fez com que ela fosse obrigada a declarar falência
A falta de liquidez da FTX fez com que ela fosse obrigada a declarar falência

Quando você compra uma criptomoeda através de uma corretora, essa moeda na verdade não é sua.

Isso acontece pois a exchange é que fica responsável pela chave dessa sua moeda digital. Se você deseja transformar esse seu ativo em dinheiro, precisará pedir um saque.

A questão é: quando muitos investidores decidiram pedir resgate de suas criptomoedas de uma vez só, a corretora ficou totalmente sem liquidez.

Assim, a primeira ação da FTX foi suspender todo e qualquer pedido de resgate por parte dos investidores. Se você tinha suas criptomoedas na carteira da corretora, perdeu a possibilidade de resgatá-la, pois a exchange não conseguiria realizar tal operação.

E a única saída para a FTX foi declarar falência.

Quais cuidados ter ao investir em criptomoedas?

A moral da história é: sempre tenha a guarda das suas criptomoedas.

Se elas estão armazenadas nas carteiras de sua corretora, elas não são realmente suas.

E existem duas maneiras de se resolver esse problema:

  1. Transferindo suas moedas para uma carteira web (hot wallet)
  2. Transferindo suas moedas para uma carteira física (cold wallet / hard wallet)

Ter suas criptomoedas em suas mãos vai evitar com que você corra riscos como esses.

Conclusão

O caso FTX foi, sem dúvidas, um dos mais trágicos dos últimos tempos, e demonstrou o quão frágil pode ser a custódia de suas criptomoedas por parte de uma corretora.

Foi o exemplo perfeito para convencer a todos e qualquer trader que a melhor coisa a se fazer é pegar para si a custódia de suas próprias moedas digitais.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você! Até a próxima!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Gabriel Bueno Fioravante Notário

MBA Global Broker IBMEC e entusiasta do ambiente de cripto-ativos desde 2016. Foi Analista da Nelogica e hoje é criador da @des.crypto, instagram focado em descomplicar informações sobre criptomoedas.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.